valval.png

Matriz: +55 43 3158-0070

SINECYTHUMB.jpg

O que é o ECG Sintetizado?

ECG Sintetizado de 18 derivações – Identificação de Isquemia invisível      

 

O ECG Sintetizado de 18 derivações (synECi) usa as formas de onda do ECG padrão de 12 derivações para calcular matematicamente as formas de ondas das derivações do lado direito do tórax (V3R, V4R, V5R) e das derivações das costas (V7, V8, V9).
O procedimento de medição é o mesmo que o ECG padrão de 12 derivações, mas é possível obter mais informações. A realização de um ECG de 18 derivações é útil para diagnóstico de um infarto na região posterior ou do lado direito do coração (ventrículo direito).

O exame de ECG mais comumente solicitado em pacientes com dor torácica ou eventos cardíacos é um ECG padrão de 12 derivação. Ele é fácil e rápido de  medir e fornece várias informações que possuem uma ampla gama de aplicações clínicas. No entanto, algumas áreas – especialmente patológicas – não podem ser observadas facilmente a partir do ECG padrão de 12 derivações (especialmente eventos isquêmicos na parede do ventrículo direito e posterior)

Para melhor avalição dessas áreas do lado direito do tórax (V3R, V4R, V5R) e das costas (V7, V8, V9), é necessário usar mais posições de eletrodos diferentes do que o ECG padrão. Em particular, os eletrodos também devem ser conectados nas costas do paciente, portanto, os eletrodos normais com ventosas (eletrodos de sucção, tipo “pêra”) não podem ser usados. Além disso, há dificuldade de posicionamento do paciente em decúbito lateral (já que comumente o paciente está com queixa de dor torácica ou encontra-se em situação de emergência), sendo frequentemente difícil de usar os eletrodos nas costas. Isto complica o procedimento do exame.
O ECG sintetizado de 18 derivações (synECi) usa as formas de onda do ECG de 12 derivações para calcular matematicamente as formas de onda das derivações V3R, V4R, V5R, V7, V8 e V9.

 

ECG Sintetizado de 18 derivações - Identificação de Isquemia invisível 

 

 

Princípio das Formas de Ondas Sintetizadas

 

Os vetores instantâneos elétricos do coração são constantemente medidos a partir dos dados do ECG de 12 derivações padrão e o ECG das derivações do lado direito do tórax (V3R, V4R, V5R) e das derivações das costas (V7, V8, V9) é sintetizado a partir desses dados.

 

Princípio das Formas de Ondas Sintetizadas

 

O exemplo a seguir apresenta formas de onda efetivamente medidas e formas de onda sintetizadas. Os outros dados também têm boa correlação com o ECG efetivamente medido. Isto sugere que podemos obter informações úteis que correspondem à condição do coração.

 

apresenta formas de onda efetivamente medidas e formas de onda sintetizadas

 

  • Este método procura por vetores intracardíacos – baseados nos dados do ECG de 12 derivações padrão – e fornece as formas de onda para cada área.
    Posições precisas dos eletrodos durante a realização do exame convencional são necessárias para obter as formas de onda exatas das derivações sintetizadas.
  • As formas de onda sintetizadas são apresentadas a partir de estimativas e podem variar das formas de onda atuais (mais informações detalhadas estão disponíveis).

Exemplo de Registro
Resultado da análise das formas de ondas sintetizadas

 

principle_ph003.gif

 

 

Declarações na ocasião do relatório de estudo da publicação

usefulness_ph001.jpg

usefulness_il003_4.gif


Hiroaki Shimokawa, M.D., Professor
Department of Cardiovascular Medicine, Tohoku University Graduate School of Medicine

A taxa de mortalidade da cardiopatia isquêmica no Japão tem sido registrada em torno de 63,4 e 50,0 em 100.000 em homens e mulheres, respectivamente. De acordo com o estudo MONICA, estima-se que as taxas de morbidade de infarto do miocárdio (MI) por ano sejam de aproximadamente 38 (20-50) e 12 (10-30) em homens e mulheres, respectivamente (Diretrizes para a Gestão de Pacientes com infarto do miocárdio com elevação ST; Japanese Circulation Society). É desnecessário dizer que o diagnóstico de cardiopatia isquêmica e infarto agudo do miocárdio são muito importantes.

Além disso, essas diretrizes também se referem à importância do eletrocardiograma (ECG) na gestão dessas doenças, especialmente no registro do V4R para avaliar possível infarto do miocárdio no ventrículo direito e os condutores V7, V8 e V9 para avaliar um possível infarto posterior. No entanto, esses condutores são raramente medidos no procedimento diagnóstico de rotina. O ECG Sintetizado de 18 condutores a ser apresentado mostra a medição dos condutores precordiais do lado direito V3R, V4R e V5R e dos condutores posterior V7, V8 e V9 calculados a partir da medição do ECG de 12 condutores padrão. Acredito que combinar esses condutores prolongados sintetizados com o ECG de 12 condutores padrão permitirá uma detecção mais fácil de infarto do miocárdio do ventrículo direito e infarto posterior do que apenas com o ECG de 12 condutores padrão.

usefulness_ph002.jpg

usefulness_il003_6.gif


Daming Wei, Ph.D., Professor
Director of Biomedical Information Technology Lab, The University of Aizu

O ECG Sintetizado nos Condutores Precordiais Estendidos Posterior e Direito − Princípio e Aplicações Clínicas
Como o eletrocardiograma de 12 condutores (ECG) é um padrão clínico, ele não é sensível o bastante para detectar algumas doenças como o infarto agudo do miocárdio (AMI) quando ocorre nas paredes do ventrículo direito ou posterior. Em tais circunstâncias, os ECGs registrados a partir dos condutores prolongados no V7, V8 e V9, ou V3R, V4R, V5R e V6R geralmente são desejados. No entanto, não só é um processo muito complicado de acoplar os eletrodos nas costas do corpo, como também o eletrocardiógrafo de 12 condutores não é capaz de registrar o ECG em condutores prolongados durante um registro clínico de rotina.

Apresentamos um trabalho que sintetiza os ECGs nos condutores prolongados do V7, V8 e V9 ou do V3R, V4R e V5R usando sinais do ECG a partir do registro do ECG de 12 condutores padrão. O princípio teórico da síntese é baseado na redundância de informações, assim, os condutores prolongados podem ser expressos por uma combinação linear dos condutores registrados para o ECG de 12 condutores. Nós avaliamos nosso método usando várias centenas de dados clínicos de ECG registrados do Tohoku University Hospital, Nihon University Hospital e outros centros médicos. A precisão satisfatória da aplicação clínica padrão foi obtida, o que inclui correlações de formas de onda e potenciais diferenças entre os ECGs medidos e sintetizados. A figura mostra um exemplo onde os ECGs detectados e sintetizados dos condutores prolongados são sobrepostos. Este estudo fornece meios auxiliados por computador para o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio do ventrículo posterior e direito sem a necessidade de registrar os ECGs precordiais posterior e direito.

usefulness_ph003.jpg


Takao Kato, M.D., Professor
Department of Internal Medicine, Nippon Medical School
O ECG Sintetizado de 18 condutores, que eu apresentei como resultados da investigação em um simpósio da International Society of Holter and Noninvasive Electrocardiology em 2009, deveria ser introduzido em um visualizador no PC, e agora eu tenho uma grande expectativa para as suas futuras aplicações na área atual.

usefulness_il003_1.gif

Este método de ECG Sintetizado de 18 condutores serve para calcular medições dos condutores do lado direito V3R, V4R e V5R e dos condutores posteriores V7, V8 e V9 usando sinais do ECG a partir do registro do ECG de 12 condutores padrão. Eu gostaria de apresentar aqui um dos casos relatados pela clínica da Nippon Medical School, onde eu descobri que este método era útil em diagnósticos de rotina.

A Figura 1 é um ECG de um paciente (homem de 60 anos) com dor torácica obtida na visita inicial em 8 de março de 2008.
Conforme mostrado na Fig.1, a elevação de ST aparece nos condutores II, III e aVF do ECG de 12 condutores padrão, o que indica que o paciente tinha infarto inferior enquanto que o diagnóstico de infarto do miocárdio no ventrículo direito era incerto, já que a alteração de ST é menos reconhecida nos condutores aVR, V1 e V2.
Em contraste, os condutores provenientes do lado direito (V3R, V4R, e V5R; Sintetizados) mostraram claramente a elevação de ST, o que indica fortemente que o paciente tinha infarto do miocárdio no ventrículo direito.
A forma de onda do ECG atual (V3R, V4R e V5R; Atual) registrada ao posicionar os eletrodos também mostrou a elevação de ST, o que indica uma boa consistência da forma de onda do ECG Atual e Sintetizado. Portanto, pode-se dizer que esse cálculo dos condutores precordiais do lado direito refletem a situação de infarto do miocárdio no ventrículo direito, embora isto fosse difícil de diagnosticar infarto do miocárdio estendido ao ventrículo direito apenas pelo ECG de 12 condutores padrão.
quando há suspeita de infarto do miocárdio em situações clínicas, é obviamente importante determinar a área infartada em um estágio precoce e fornecer o tratamento apropriado imediatamente. Este método de ECG Sintetizado de 18 condutores fácil de usar é clinicamente útil na avaliação da situação do ventrículo direito e posterior do coração, que é difícil para o ECG de 12 condutores padrão.

Referências -synECi

  1. US Patent No. : US8.005.532: Electrocardiograph with extended function, and extended lead electrocardiogram deriving method.
    Inventor: Daming Wei. ph. D
  2. Wei D., et al.: Derived electrocardiograms on the posterior leads from 12-lead system: method and evaluation.
    Proceedings of the 25th Annual International Conference of IEEE IEMBS 2003; 1: 74-77.
  3. Katoh T., et al., Clinical Significance of Synthesized Posterior Right-Sided Chest Lead Electrocardiograms in Patients with Acute Chest Pain. J Nippon Med Sch 2011: 78 (1): 22-29.
  4. Kenichi Harumi. Guide for electrocardiographic diagnosis. Sogo Rinsho. extra number. 1995.
  5. Wlliott M Antman. MD. FACC. FAHA. Chalr et al. ACC/AHA Guidelines for the Management of Patients With ST-Elevation Myocardial Infarction. Circulation. 2004:110:e82-e292.
  6. The 73th Annual Scientific Meeting of the Japanese Circulation Society, March 20-22, 2009
    Diagnostic Improvement for Detecting Posterior Myocardial Infarction Using Lead V9 on Surface ECG: Comparison with Echocardiography.
    Nobuhiko Haruki*, Hidetoshi Yoshitani*, Hiromi Nakai*, Kyoko Otani*, Kyoko Kaku*, Toshiyuki Ota*, Yutaka Otsuji*
  7. International Society for Holter and Noninvasive Electrocardiology (ISHNE)2009 June 4-6 2009 Yokohama
    Diagnostic Improvement for Detecting Posterior Myocardial Infarction Using Virtual ECG: Comparison with Echocardiography.
    Nobuhiko Haruki*1, Masaki Takeuchi*1, Hiromi Nakai*1, Kyoko Kaku*1, Hidetoshi Yoshitani*1, Jiro Suto*2, Yutaka Otsuji*1
    *1 Second Department of Internal Medicine, University of Occupational and Environmental Health, School of Medicine
    *2 NIHON KOHDEN CORPORATION, Japan
  8. The 29th Annual Meeting of the Japanese Society of Electrocardiology, September 18-22, 2011 Pitfall of Synthesized Posterior/Right-Sided Chest Lead Electrocardiograms.
    Yukio Saitoh*, Yoshinari Goseki*, Yoshinao Yazaki*, Akira Yamashina*
    * The Second Department of Internal Medicine, Tokyo Medical University, JapanP-Wave Dispersion in Synthesized 18-Lead ECG of Paroxysmal Atrial Fibrillation Patients.
    Yasunori Hiranuma*, Marehiko Ueda*, Takatsugu Kajiyama*, Naotaka Hashiguchi*, Tomonori Kanaeda*, Yusuke Kondo*, Masahiro Nakano*, Yoshio Kobayashi*
    * Department of Cardiovascular Science and Medicine, Chiba University Graduate School of Medicine, JapanAbout the Normal Range in the Addition Leads(V3R,V4R,V5R, V7,V8,V9) When We Used Synthesized 18 Leads ECG.
    Jiro Suto*1, Tsuneo Takayanagi*1, Akira Yamashina*2
    *1 Engineering Depertment 1 Biomedical Instrument Technology Center NIHON KOHDEN CORPORATION, Japan
    *2 Cardiovascular Internal Medicine, Tokyo Medical University Hospital, Japan

DÚVIDAS?