valval.png

Matriz: +55 43 3158-0070

PWTTTHUMB.jpg

O que é PWTT?

 

Os monitores da Nihon Kohden incorporam um de nossos parâmetros, o PWTT (Tempo de Trânsito da Onda de Pulso), que pode ter correlação com a pressão arterial. O monitor calcula continuamente o PWTT do ECG e SpO2. Durante a medição periódica da NIBP [PANI – Pressão Arterial Não-Invasiva], se o PWTT excede o limite que desencadeia a medição da NIBP. Isso aumenta a chance de detectar mudanças súbitas na pressão arterial entre as medidas periódicas da NIBP. Juntamente com a medição periódica da NIBP, isto pode fornecer uma monitorização da pressão arterial mais completa.

A medição periódica da NIBP é medida somente em momentos específicos, portanto, as alterações repentinas da pressão arterial crítica que ocorrem entre as medições periódicas podem ser perdidas até a próxima medição periódica.

 

Example of how it works

A tecnologia inovadora PWTT da Nihon Kohden poderia resolver este problema. Com o PWTT, se ocorrer uma alteração súbita da pressão arterial entre as medições periódicas da NIBP, o PWTT pode detectá-la e desencadear uma medição da NIBP para confirmá-la.

 

periodic nibp measurement

O PWTT tem uma correlação com a pressão arterial na maioria dos casos. No entanto, ele não pode pegar todos os casos de mudança da pressão arterial. Consulte a seção “Limitações de medição” para obter mais detalhes. Com o reconhecimento destas limitações, o PWTT pode ser um valioso reforço para a monitorização da pressão arterial não invasiva.

 

 

Aplicações

 

  • O limite do PWTT pode ser definido de acordo com a situação do paciente e área hospitalar. Uma sensibilidade mais elevada detecta alterações menores e desencadeia medições da NIBP mais frequentes. A sensibilidade mais baixa detecta apenas as alterações maiores e desencadeia medições da NIBP menos frequentes.
  • Na Sala de Operações, use um limite menor para desencadear uma medição mais frequente da NIBP. Na UTI, UCC ou enfermaria, as medições da NIBP excessivas são um fardo para o paciente, portanto, o limite do PWTT pode ser aumentado.

 

 

Estudos de Caso

 

Estes exemplos mostram algumas aplicações clínicas do PWTT, bem como a correlação típica do PWTT com a pressão arterial.

Os dados são de casos reais. A IBP, PWTT e NIBP periódicas foram realmente medidos, mas o PWTT que desencadeou a NIBP é uma simulação baseada nos dados reais medidos.

Sala de Operações

Neste caso, o sangramento começou pouco antes de uma medição periódica da NIBP. A queda da pressão arterial resultante não foi detectada pela medição periódica da NIBP, mas o PWTT detectou imediatamente a alteração da pressão arterial. A efedrina foi administrada para aumentar a pressão arterial.

OR example graph

 

UTI

Neste caso, a pressão arterial de um paciente consciente na UTI foi alta e instável. Foi administrado um sedativo e a pressão arterial reduzida tornou-se estável. A medição periódica da NIBP de 30 minutos não conseguiu detectar estas alterações da pressão arterial, mas o PWTT conseguiu detectá-las.

ICU example graph

 

 

Como Funciona

 

O que é medido?

O PWTT é calculado para cada batida do ECG e da onda de pulso periférica. A onda de pulso periférica é medida por uma sonda de SpO2 no dedo ou pé.

 

PEP e a-PWTT

O PWTT inclui o PEP (Período de Pré-Ejeção) e o a-PWTT (Tempo de Trânsito da Onda de Pulso na Artéria).

PEP, a-PWTT and PWTT

 

PEP
Período de Pré-Ejeção
a-PWTT:
Tempo de Trânsito da Onda de Pulso na Artéria
PWTT:
PEP + a-PWTT

O a-PWTT é o tempo que a onda de pulso leva para viajar da aorta para uma artéria periférica. O a-PWTT está diretamente relacionado com a pressão arterial. Infelizmente, o a-PWTT não pode ser medido diretamente. Só podemos medir o PWTT, que também inclui o PEP.
O PEP é o período imediatamente antes do sangue ser bombeado para a aorta. Em geral, a alteração do PEP em curtos períodos de tempo é irrisória na maioria dos casos, por isso podemos supor que o PWTT corresponde ao a-PWTT e, portanto, à pressão arterial.
No entanto, as drogas vasoativas e outras podem causar alterações significativas no PEP e afetar a correlação entre o PWTT e a pressão arterial.
Geralmente na maioria dos casos, podemos dizer que o PWTT corresponde ao a-PWTT e à pressão arterial.

 

 

Relação entre a pressão arterial e a velocidade da onda de pulso

 

Quando o coração bombeia sangue para a aorta, ele também gera uma onda de pressão que viaja ao longo das artérias à frente do sangue bombeado. Esta é a onda de pulso.
A velocidade da onda de pulso depende da tensão das paredes arteriais. Quando a pressão arterial é alta, as paredes arteriais são tensas e duras e a onda de pulso viaja mais rápido. Quando a pressão arterial é baixa, as paredes arteriais têm menos tensão e a onda de pulso viaja mais devagar.

 

PWTT in high and low blood pressure

Isto também pode ser compreendido pelo exemplo a seguir. Quando uma bola de ping-pong é jogada contra uma mesa dura, a repercussão é forte e rápida. Se a bola de ping-pong é jogada contra um cobertor macio, o cobertor absorve a força e a repercussão é fraca e lenta.

 

 

Como o PWTT detecta a alteração na pressão arterial

 

Embora a própria pressão arterial por si só não possa ser determinada a partir da velocidade da onda de pulso, uma alteração na pressão arterial é indicada por uma alteração na velocidade da onda de pulso. Portanto, o PWTT é usado para detectar alterações na pressão.
A alteração no PWTT indica uma potencial alteração na pressão arterial. O PWTT para cada batimento é comparado com o PWTT da última medição da NIBP. Quando a alteração do PWTT excede um limite, desencadeia a medição da NIBP para medir a pressão arterial real.

PWTT change

Você pode aumentar ou diminuir o limite do PWTT para responder às alterações de pressão arterial maiores ou menores e desencadear as medições da NIBP menos frequentes ou mais frequentes.

Trigger threshold

Precauções e Limitações na Medição

  • Não medir a NIBP com o PWTT em um recém-nascido, pois a cinética circulatória de um recém-nascido muda rapidamente.
  • Nos seguintes casos, o PWTT que desencadeia a medição da NIBP pode provocar com maior frequência ou falhar em provocar.
    • Rápida alteração da pressão arterial devido a drogas vasoativas, como a fenilefrina e nicardipina
    • Onda de pulso instável devido à má circulação periférica
    • Muitas arritmias
    • Movimento do paciente ou alteração da posição do corpo
    • Ruído no ECG devido ao ESU
    • Medição do SpO2 no pé de crianças
  • Não diminua a frequência de medição periódica da NIBP ao usar o PWTT. Defina a frequência da medição periódica da NIBP para a configuração normal que você usaria se não estivesse usando o PWTT.

O YAWARA CUFF está disponível em uma escala completa de tamanhos da criança à do adulto e da coxa.

DÚVIDAS?